Frederick Herzberg
"Um dos professores de gestão mais influentes e consultores do pós-guerra ... morreu em 18 de janeiro de 2000, em Salt Lake City. Herzberg estava em Utah desde 1972, quando ele foi convidado a participar da Faculdade de Negócios da Universidade de Utah, então liderado por George Odiorne.” A citação acima foi tirada do obituário do New York Times, 1 de fevereiro de 2000.
Frederick Irving Herzberg nasceu em Lynn, Massachusetts, em 18 de abril de 1923. Foi um psicólogo americano que se tornou um dos nomes mais influentes na gestão empresarial. Ele é famoso por introduzir o enriquecimento do trabalho e a teoria dos Fatores de Motivação (teoria dos dois fatores). Publica em 1968 o artigo "One More Time: How Do You Motivate Employees?", tinha vendido 1,2 milhões de reimpressões até 1987, e foi o artigo mais solicitado da Harvard Business Review.
Herzberg argumentou que enriquecimento do trabalho é necessário para a motivação intrínseca, e que é um processo de gerenciamento contínuo. De acordo com Herzberg:
· O trabalho deveria ter desafio suficiente para utilizar a capacidade total do empregado.
· Os funcionários que demonstram níveis crescentes de capacidade deve ser dado aumento dos níveis de responsabilidade.
· Se um trabalho não pode ser projetado para usar as habilidades completa de um empregado, então a empresa deve considerar automatizar a tarefa ou substituindo o empregado com quem tem um menor nível de habilidade. Se uma pessoa não pode ser plenamente utilizado, em seguida, haverá uma motivação problema.
No tocante aos fatores higiênicos e motivacionais, ele realizou importantes descobertas e constatações:
· As pessoas ficam insatisfeitas por um ambiente ruim, mas elas raramente ficam feitas satisfeito por um bom ambiente.
· A prevenção da insatisfação é tão importante quanto o incentivo de satisfação.
· Fatores de higiene operam independentemente dos fatores de motivação. Um indivíduo pode ser altamente motivado em seu trabalho e estar insatisfeito com seu ambiente de trabalho.
· Todos os fatores de higiene são igualmente importantes, embora a sua freqüência de ocorrência difere consideravelmente.
· Melhorias dos fatores de higiene têm efeitos de curto prazo. Quaisquer melhorias resultar em uma remoção de curto prazo, ou prevenção, da insatisfação.
· Necessidades de fatores de higiene são de natureza cíclica e podem voltar a um ponto de partida. Isso leva à síndorme do "O que você fez por mim ultimamente?"
· Necessidades de higiene têm um ponto de escalada zero e nenhuma resposta final.
Herzberg inicia seus estudos no City College de Nova York, se afastando do curso para se alistar no exército. Como um sargento da patrulha, ele era uma testemunha de primeira mão sobre o campo de concentração de Dachau. Herzberg acreditava que esta experiência, assim como as conversas que teve com outros alemães que vivem na área, foi o que desencadeou o seu interesse em motivação. Graduou-City College em 1946 e mudou-se para a Universidade de Pittsburgh para realizar seu trabalho de pós-graduação enquanto ensinava como um professor de psicologia na Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, onde estabeleceu o Departamento de Saúde Mental Industrial. Depois se mudou para a Universidade de Utah, onde ocupou o cargo de professor de gestão no colégio de negócios. [2]
Ao longo da sua vida acadêmica tornou-se tanto um ícone e uma lenda entre os visionários do pós-guerra como Abraham Maslow, Peter Drucker e Douglas MacGregor. Na gestão, dentre acadêmicos e nos círculos Universitários, a menção do sobrenome "Herzberg" por si só era suficiente para indicar uma consciência e conhecimento de seus conceitos e contribuições. Em 1995, a imprensa internacional anunciou que a sua obra “O Trabalho e a Natureza do Homem” foi listado como um dos 10 livros mais importantes, afetando a teoria e práticas de gestão no século 20.
Fontes:
Site da Western Libraries – University Western Ontario - http://www.lib.uwo.ca/programs/generalbusiness/herzberg.html
Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Frederick_Herzberg
Bibliografia Básica de Herzberg
Livros
The Motivation to Work.
The managerial choice: To be efficient and to be human.
Herzberg on Motivation.
People: Managing Your Most Important Asset.
Work and the nature of man.
Job attitudes: review of research and opinion.
Management Laureates
Artigos
One More Time: How Do You Motivate Employees? (Harvard Business Review)
Frederick Herzberg: the hygiene-motivation theory.: An article from: Thinkers.
Build a Motivated Workforce, 2nd Edition (HBR Article Collection).
Behavioral Science Research in Industrial Relations.
Influencing and Motivating Others. (Harvard Business Review)
Job Enrichment Pays Off. (Harvard Business Review).
Artigos de Frederick Herzberg publicados na Industry Week:
"Worker's Needs", Sept. 21, 1987, V.234, No.6, p.29
"Overcoming the Betrayals of the '80s", July 13, 1987, V.234, No.1, p.38
"Where is the Passion... And the Other Elements of Innovation?", Nov. 11, 1985, V.227, No.3, p.37
"Managing Egos - East vs West: Seeking Answers That Motivate", Dec. 10, 1984, V.223, No.6, p.49
"What Should I Do? Participation: Harmony or Conflict?" (Part 2), Nov 26, 1984, V.223, No.5, p.58
"Mystery Systems Shape Loyalties" (Part 1), Nov 12, 1984, V.223, No.4, p.101
"Remedies for Depression and Burnout", Feb. 7, 1983, V.216, No.3, p.38
"Down the Staircase to Depression" (Part 2), Jan 24, 1983, V.216, No.2, p.34
"Up the Staircase to Productivity Burnout", Jan 10, 1983, V.216, No.1, p. 65
"The Lonely Struggle to Develop Character", Aug. 23, 1982, V.214, No.4, p.29.
"Productivity Begins with the Individual", Nov 30, 1981, V.211, No.5, p.82
"Individual Motivation: Group Dynamics at the Roundtable" (Part 1), Nov 16, 1981, V.211, No.4, p.38
"Maximizing Work & Minimizing Labor", Oct 13, 1980, V.207, No.1, p. 60.
"Humanities: Practical Management Education", Sept. 29, 1980, V.206, No.7, p.68.
"Leadership in a Period of Psychological Depression", Sep 15, 1980, V.206, No.6, p.54.
"Herzberg on Motivation for the 80's: Piecing Together Generations of Values", Oct. 1, 1979, V.203, No.1, p.58.
"Participation is Not a Motivator", Sept. 4, 1978, V.198, No.5, p.38.
"Careerists, Accomplishers, and the Obsolete", Aug. 21, 1978, V.198, No.4, p.57.
"The Dynamics of Caring", Aug. 7, 1978, V.198, No.3, p.61.
"The Human Need for Work" (Part 1), July 24, 1978, V.198, No.2, p.48.
"Managing People in an Era of Hopelessness", Nov. 11, 1974, V.183, No.6, p.44.
"Economic Crisis and Work Motivation", Feb, 25, 1974, V.180, No.8, p.54
"Why Bother to Work?", July 16, 1973, V.178, No.3, p.4