Gurus da Administração

Imprimir

Chris Argyris

Escrito por Administrator. Publicado em Gurus da Administração

Chris ArgyrisNascido em 1923, Chris Argyris é professor de Comportamento Educacional e Organizacional na Harvard University desde 1971, e também lecionou na rival Yale University, na cadeira de Administração Industrial. Por vezes apelidado romântico pelos colegas, Argyris é considerado uma autoridade mundial na área de comportamento organizacional. Ele foi o precursor do conceito de aprendizagem dupla (double-loop learning), segundo o qual as empresas aprendem duplamente se emendarem quer os erros quer as normas que os causaram. O objetivo é criar empresas que aprendam continuamente (learning organization).

Os primeiros trabalhos de Argyris exploravam o impacto de estruturas organizacionais formais, sistemas de controle e gestão em indivíduos e como eles respondiam e se adaptavam a isto. Depois, ele mudou seu foco para mudança organizacional, em particular explorando o comportamento de executivos senior nas organizações.

Então, ele se moveu afim de inquirir sobre o papel do cientista social como pesquisador e ator. Sua quarta maior área de pesquisa e teorização - em parte significante levada em conjunto com Donald Schön - foi o aprendizado individual e organizacional e até onde a razão humana, não apenas comportamento, pode se tornar a base para diagnóstico e ação.

Um dos conceitos importantes de Argyris, a Ciência da Ação, começa com o estudo de como seres humanos imaginam suas ações em situações complicadas. Ações humanas são designadas para atingir pretendidas conseqüências e governadas por uma série de variáveis ambientais. O modo como essas variáveis governantes são tratadas ao designar ações são as diferenças cruciais entre o single loop e o double loop learning. Quando ações são designadas para atingir as conseqüências pretendidas e suprimir conflitos quanto às variáveis governantes, um ciclo de single loop learning geralmente ocorre. De outra maneira, quando ações são tomadas, não apenas para atingir os resultados pretendidos, mas também para abertamente inquirir acerca de conflito e possivelmente transformar as variáveis governantes, ambos os ciclos de single e double loop ocorrem.Chris Argyris 

Bibliografia:

Behind the front page. Jossey Bass 1974.
Reasoning, learning and action. Jossey Bass 1982.
Action science. Jossey Bass 1985.
Interating the individual and the organization. Transaction Pub 1990.
Overcoming organizational defenses. Allyn and Bacon 1990.
Theory in practice. John Willy 1992.
Knowledge for action: a guide to overcoming. John Willy 1993.
COOPER, Cary. Concise Blackwell encyclopedia of management. Blackwell UK 1998.
Flawed advice and the management trap. Oxford USA Trade, 1999.
On organization learning. Blackwell UK, 1999.
The Blackwell encyclopedia of management. Blackwell UK. 2004.
Reasons and rationalizations. Oxford UK, 2004.

Comunicação eficaz na empresa. Rio de Janeiro: Campus.
Enfrentando defesas empresariais. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
COOPER, Cary L. Dicionário enciclopédico de Adminstração. São Paulo: Atlas, 2003.
Maus conselhos – uma armadilha gerencial. -----: Companhia Bookman, 2004.

  • img1
  • img1
  • img1
  • img1
  • img1
  • img1
  • img1
  • img1
  • img1
  • img1